Sofrendo ataques e ameaças, Beyoncé agradece jornalista que elogiou “Formation”

  • Por Jovem Pan
  • 11/02/2016 21h16
Reprodução/Youtube

No último sábado (6), Beyoncé lançou de surpresa a música “Formation”, uma forma de protestar contra o racismo e violência policial nos Estados Unidos. Não obstante, ela apresentou o single no Super Bowl, noite de maior audiência anual da televisão americana, o que acabou acarretando em uma série de críticas e, inclusive, manifestações anti-Beyoncé.

No show do intervalo do Super Bowl, o figurino dela e de suas dançarinas continha referências ao Partido dos Panteras Negras, que foi uma tentativa de proteger os guetos e seus residentes, negros, da violência da polícia branca na Califórnia dos anos 1960. E eles entenderam o recado.

“Isso é futebol, não Hollywood, e eu pensei que foi muito ultrajante que ela usou o evento como uma plataforma para atacar policiais, que são as pessoas que protegem ela, e que nos protegem, e que nos mantém vivos”, criticou por exemplo o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani.

Um protesto contra a Queen B ainda incita: “você está ofendido, como um americano, por Beyoncé ter levado sua batalha racial para o Super Bowl? Você concorda que foi um tapa na cara do apoio às leis? Venha e vamos nos manter unidos. Vamos dizer à NFL que nós não queremos discursos sobre ódio e racismo no Super Bowl novamente”.

Mas também teve quem elogiasse a iniciativa de Beyoncé, como a jornalista Jenna Wortham, d “New York Times Magazine”. “Como sempre, um lançamento surpresa de Beyoncé opera por múltiplos vetores, e ‘Formation’ não é apenas sobre brutalidade policial – é sobre a totalidade da experiência de ser negro nos Estados Unidos em 2016, o que inclui padrões de beleza, (des)empoderamento, cultura e as partes compartilhadas da nossa história”, disse.

Beyoncé ficou sensibilizada com o texto e decidiu escrever uma carta de próprio punho para ela. “Querida Jenna, obrigada pelas belas palavras que você escreveu sobre ‘Formation’. Obrigada por entender o meu coração. Com amor, Beyoncé”, disse a cantora.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.